sexta-feira, junho 22, 2007

7 Maravilhas de Portugal - Bilhetes

Estádio da Luz


Clique na imagem para ver o preçário
(site CGD - Caixa Geral de Depósitos)

quinta-feira, junho 14, 2007

new7wonders - 7 Maravilhas de Portugal

The New 7 Wonders of the World will be announced during the Official Declaration ceremony in Lisbon, Portugal on Saturday, July 7, 2007 - 07.07.07.

Show information
The event will take place at Portugal's largest venue, the Estadio da Luz in Lisbon. The international event will start at 21:30 (9:30 p.m.) local time, ending at 23 (11 p.m.). Your ticket also allows you to attend the national event which begins at 20:30 (8:30 p.m.) (the stadium opens at 18:30 [6:30 p.m.]). The international show, which will be hosted by Ben Kingsley and include award-presentation appearances by Hilary Swank, Neil Armstrong, Cristiano Ronaldo, also will feature performances by Jennifer Lopez, Jose Carreras, Chaka Khan, Alessandro Safina, Joaquín Cortés, and Dulce Pontes, among others.

More: HERE

domingo, junho 10, 2007

Dia de Portugal e de Camões

Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.

Dia de Portugal (Portugal Day) or in the full extent Dia de Portugal, de CAMÕES e das Comunidades Portuguesas (Portugal, Camões, and the Portuguese communities Day) marks the date of Luis de Camões death in June 10th, 1580 and it is Portugal's national holiday. Camões wrote The Lusiadas, Portugal's national epic.

Portuguese discoveries brought fame and fortune to Portugal and a national idea of union and common aim, becoming a symbol of the greatness of the nation. Camões lived most of his life as an adventurer, lost an eye in Ceuta, wrote the Portuguese epic in his voyages and saved himself and his book from a shipreck in Conchinchina (today's Vietnam). Thus, he became a Portuguese symbol, and in the year of his death, Portugal started to be ruled by Spanish kings. Sixty years later, in December 1, 1640, the country regained a national-born king. No one knows where and when Camões was born, thus the date of his death, the only date that is actually known, gained importance as a symbol of Portugal.

During the Estado Novo regime in the 20th Century, Camões was used as a symbol for the Portuguese race. In 1944, in the ceremony of the inauguration of the National Stadium, Salazar refered to June 10th as the Race Day. It was believed that the Portuguese had a single and common ancestry and it served fascist purposes. Because of that, the June 10th celebrations were stopped after the Carnation Revolution in 1974, although some celebrations continued without official recognition. After 1974, the celebration started having different purposes, especially celebrating the Portuguese emigres around the world (Comunidades Portuguesas, Portuguese communities).

From: http://www.upec.org/dia_de_portugal.html


sábado, junho 09, 2007

7 Maravilhas de Portugal - Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra fundamental da arquitectura manuelina. O risco inicial é de Boitaca (1502), que lançou os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja campanha de obra inclui os arranques do portal principal, actualmente abrindo para um nártex abobadado formado pelo varandim coberto que estabelece ligação com as arcadas do corpo fronteiro (onde está sediado o Museu Nacional de Arqueologia). O portal é em arco polilobado, abatido, encimado por representações alusivas ao mistério de Belém. De cada lado da entrada destacam-se, sobre mísulas, as estátuas de vulto de D. Manuel e de D. Maria.

A meio da fachada Sul, voltada para o Tejo, rasga-se o belo pórtico de João de Castilho, estruturado ao modo de monumental relicário de ourivesaria, sobrepujado pela estátua da Virgem de Belém e o Arcanjo S. Miguel, e decorado com esculturas dos Apóstolos, Profetas, Doutores da Igreja, Sibilas e anjos. No registo inferior, ao centro do mainel que divide a porta, uma estátua do Infante D. Henrique. O portal é ladeado por dois janelões de arco redondo.

A igreja é de planta longitudinal, em cruz latina, com três naves cobertas por abóbada única, rebaixada, apoiada em oito pilares octogonais de grande altura. Sistema que possibilita a criação de um espaço transparente, unificado e luminoso. A actual Capela-mor, Maneirista, é da autoria de Jerónimo de Ruão e guarda os túmulos, classificados de D. Manuel I, D. Maria, D. João III e D. Catarina. O belo retábulo-mor é de autoria de Lourenço de Salzedo, pintor régio. No transepto estão os túmulos de D. Sebastião e do Cardeal D. Henrique e, no primeiro tramo do sub-coro, estão os cenotáfios de Luís de Camões e de Vasco da Gama.

O Claustro, a Norte, é de dois andares abobadados decorado com motivos relevados cristológicos, pontuados por heráldica régia. A Casa do Capítulo, a Nascente do Claustro, foi reconstruída em 1884 e alberga o túmulo de Alexandre Herculano. No Refeitório, paralelo à parede Oeste do Claustro e coberto por uma única abóbada abatida e polinervada, conserva-se uma pintura de Avelar Rebelo representando São Jerónimo.

Mais: AQUI

Vídeos: Mosteiro dos Jerónimos

quinta-feira, junho 07, 2007

7 Maravilhas de Portugal - Paço Ducal de Vila Viçosa

Outras Designações: Palácio dos Duques de Bragança

Foi no início do século XVI que D. Jaime I, 4º Duque de Bragança, decidiu edificar um novo paço em Vila Viçosa. Situado na Horta do Reguengo, fora dos muros do aglomerado urbano medieval, o novo palácio erguia-se num local “caracterizado por extensos olivais e por abundância de água”, apresentando algumas semelhanças com as casas senhoriais da região, como a Sempre Noiva ou o Paço de Alvito.

Segundo Rafael Moreira, este primeiro edifício foi remodelado pelo duque D. Teodósio cerca de 1535, num projecto que incluía também a praça fronteira e os edifícios religiosos adjacentes, num “conjunto pensado como um todo”. O paço ducal adoptou então uma linguagem classicista, patente na fachada com “janelas lavradas ao modo antiguo Romano”, num modelo inspirado no Paço da Ribeira de Lisboa.

No final do século XVI, o duque D. Teodósio II patrocinou novas obras de ampliação do palácio por ocasião do seu casamento com D. Ana Velasco, sendo acrescentado um novo corpo a sul do paço velho, designado na época como Cazas Novas. O projecto foi executado por Nicolau de Frias, arquitecto régio, cujas traças desenhadas para o “reordenamento global da fachada” lhe conferiram a sua feição actual. A direcção da fábrica construtiva seria posteriormente entregue a Pedro Vaz Pereira e a Manuel Pereira Alvenéo, mestres arquitectos locais.

Daí resultou um edifício imponente, com uma monumental fachada Maneirista de dois registos, um de ordem toscana outro jónico, à qual, em 1610, foi acrescentado um terceiro piso. Nos primeiros anos do século XVII, o palácio recebia um erudito programa decorativo, considerado “um dos mais ricos acervos de pintura mural de fresco e têmpera que se encontra na paisagem artística portuguesa”. Este conjunto de pinturas, “maioritariamente fiel aos cânones estéticos do Maneirismo italianizante” estende-se pelas alas novas do paço ducal, nomeadamente a Galeria de D. Catarina, e os tectos das salas de Medusa e de David. Estas composições foram executadas entre 1600 e 1640 por diferentes pintores. A Tomás Luís, afamado pintor lisboeta, são atribuídos os tectos da Sala da Medusa e a gallerietta da duquesa D. Catarina, “duas notáveis decorações murais”. José de Avelar Rebelo pintaria os tectos da Câmara da Música do paço, uma obra já patrocinada pelo duque D. João, futuro rei D. João IV.

Mais: AQUI


Vídeo: Paço Ducal de Vila Viçosa

segunda-feira, junho 04, 2007

new7wonders - The Statue of Liberty (1886) New York City, U.S.A. - Estátua da Liberdade (1886) Nova Iorque, E.U.A.

The Statue of Liberty was a gift of the French government to the United States to honor the ideals of freedom and independence. It was a very early gesture of national generosity. This huge statue became a symbol of hope and freedom for many hundreds of millions of people who immigrated to the United States during the 20th century to find a new life of peace and prosperity. It is also the one New7Wonders candidate that most closely resembles one of the Ancient 7 Wonders - The Colossus of Rhodes. MORE

A Estátua da Liberdade foi um presente oferecido pelo governo francês aos Estados Unidos em honra dos ideais da liberdade e da independência. Constituiu um gesto antecipado de generosidade nacional. Esta enorme estátua tornou-se o símbolo da esperança e da liberdade para muitas centenas de milhões de pessoas que emigraram para os Estados Unidos durante o século XX em busca de uma nova vida em paz e com prosperidade. É também a candidata às Novas 7 Maravilhas que mais se assemelha a uma das Antigas 7 Maravilhas – O Colosso de Rodes.

Video: The Statue of Liberty - Estátua da Liberdade

7 Maravilhas de Portugal - Palácio de Mateus

Outras Designações: Solar de Mateus, Casa de Mateus

Os estudos referentes ao Solar de Mateus são unânimes: é uma das obras mais significativas no quadro da arquitectura civil portuguesa do período barroco. Na realidade, e apesar das muitas questões de autoria que permanecem por esclarecer, neste sumptuoso solar podemos observar um dos modelos arquitectónicos de maior erudição, que tira partido de uma planta em U, dinamizada pelos pátios e escadarias. E não apenas pelos elementos decorativos da fachada, como acontece em grande parte dos imóveis desta época. Aqui encontramos todos os elementos da arquitectura barroca, nomeadamente a simetria, a axialidade, os frontões interrompidos, as balaustradas, as escadarias e os elevados pináculos.

Actualmente, a Casa de Mateus é administrada pela Fundação com o mesmo nome, fundada em 1971, e dirigida pela família, organizando diversas actividades de âmbito cultural (cursos de música e concertos, exposições, o prémio literário D. Dinis, congressos e seminários), para além de conservar a biblioteca e o museu.

Mais: AQUI

Vídeo: Palácio de Mateus

Google