segunda-feira, março 31, 2008

Dia Nacional do Doente com AVC – 31 de Março de 2008

Hoje é o dia Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Em Portugal, morrem mais de 50 pessoas por dia (média) vítimas de AVC.

Prevenir a primeira vez

O essencial é ter um estilo de vida saudável:
-com exercício físico regular,
-uma alimentação equilibrada, pobre em sal, açucares e gorduras saturadas,
-mantendo peso adequado,
-consumir álcool apenas de forma ligeira,
-não fumar,

Procurar o seu médico de família para vigiar e controlar regularmente:
-Tensão arterial
-Diabetes
-Colesterol
-Ritmo cardíaco, com a realização de electrocardiograma

O AVC acontece

- Um familiar ou amigo sofre um AVC de forma súbita fica com a boca ao lado, menos força num braço, dificuldade em falar ou em ver para um dos lados,

"deite-o de lado, certificando-se que respira bem, ligue 112"

e calmamente responda às perguntas que lhe forem colocadas, referindo a hora exacta do evento, obtenha os dados possíveis sobre a história médica do doente: a presença de outras doenças, os hábitos (tabágicos, alcoólicos e alimentares) e medicação em curso, para transmitir ao pessoal de saúde.

Já no Hospital procure e converse com o médico neurologista ou internista.

Fonte: SPAVC Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral
Site: http://www.spavc.org/

sábado, março 29, 2008

Ponte Vasco da Gama: 10 Anos

A Ponte Vasco da Gama cumpre, hoje, 10 anos de existência... Parabéns!

A obra mais emblemática dos anos 1990, que movimentou centenas de milhões de euros, que alimentou polémicas dentro e fora de Portugal e que foi alvo da maior guerra jamais movida por associações ambientalistas no país, não cumpriu várias das suas promessas.

A primeira era a de aliviar o infernal trânsito na Ponte 25 de Abril. A Lusoponte, concessionária da travessia do Tejo em Lisboa, diz que este não era o objectivo da obra e que desde cedo as projecções indicavam que em 2004 a velha ponte estaria novamente congestionada.

Mas não é o que dizem outros documentos, entre eles o estudo de impacte ambiental apresentado pela própria Lusoponte em 1994. E o tráfego na Ponte 25 de Abril é hoje cerca de 15 por cento maior do que em 1998.

A Lusoponte atira responsabilidades ao Governo, argumentando, por exemplo, que o preço das portagens nas duas pontes devia ser o mesmo, mas foi o executivo que quis manter o da 25 de Abril mais baixo. Também as ligações essenciais para as duas pontes, que eram responsabilidade da administração central, se atrasaram ou ainda estão por construir.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI

Mais informações sobre a Ponte Vasco da Gama:
Lusoponte (Os antecedentes, o financiamento, o traçado e a construção, os projectistas, o ambiente, estatísticas da construção, imagens sobre a construção da Ponte)

Mudança da Hora: Hora de Verão para 2008

Atenção que no Domingo muda a hora!
Terá de adiantar o seu relógio 60 minutos... quando for 1:00 passará a ser 2:00.

HORA DE INVERNO E VERÃO PARA 2008

Portugal continental

Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:
será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Outubro.

Região Autónoma da Madeira

Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma da Madeira:
será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Outubro.

Região Autónoma dos Açores

Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma dos Açores:
será adiantada de 60 minutos às 0 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Março e atrasada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Outubro.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa
Mais informações: AQUI

sexta-feira, março 28, 2008

Porta 65: Novos valores do arrendamento jovem

Foram publicados hoje em “Diário da República” os novos valores para as rendas no âmbito do programa Porta65, de apoio ao arrendamento por jovens.

Grande Lisboa, a renda máxima permitida por um t1 era até agora de 340 euros, a portaria hoje divulgada aumenta esse valor para 500 euros.

No caso de um t2 e t3 admite-se um máximo de 650 euros. Para o t4 e t5, a quantia sobe para os 750 euros.

No Grande Porto, um t1 podia ir ate 220 euros, mas agora admitem-se 400. O t2 sobe de 360 para 500 e o t4 de 450 para 650.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI

quarta-feira, março 26, 2008

terça-feira, março 25, 2008

Dengue: Transmissão, riscos, manifestações e tratamento

O Ministério da Saúde do Brasil instalou, ontem, um gabinete de crise para combater a dengue.
Segundo um dos maiores especialistas brasileiros em dengue, o professor de Medicina Universitária Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, as autoridades reagiram tardiamente e neste momento tenta-se evitar mortes e controlar a epidemia.
Roberto Medronho referiu que, seguindo critérios da Organização Mundial de Saúde e com base na série histórica dos últimos dez anos, o limite máximo esperado em Janeiro era de 23,3 casos de dengue para 100 mil habitantes, no entanto, o número registado no primeiro mês do ano, foi de 144,5 casos por 100 mil habitantes, seis vezes mais que o máximo esperado.

Ler notícia completa: AQUI

Em Portugal, a DGS recomendou, através de uma circular informativa, que os médicos que suspeitem de infecção de dengue numa pessoa que viajou nos últimos 14 dias ao Rio de Janeiro deverão confirmar a doença através de análise sanguínea.

Na segunda-feira, o director-geral da Saúde, Francisco George, sublinhou que a doença apenas se transmite através de um mosquito que não existe em Portugal e não de pessoa para pessoa.

A dengue transmite-se pela picada do mosquito Aedes aegypti e tem efeitos semelhantes aos da gripe, mas em muitos casos é mortal, sobretudo na sua vertente hemorrágica.

Ler notícia completa: AQUI

Entretanto, o director de Saúde Pública da Madeira desaconselhou hoje os residentes no arquipélago a viajarem para o Rio de Janeiro, uma vez que existe na Madeira o mosquito que transmite a doença.

Ler notícia completa: AQUI

Saiba mais sobre a dengue, transmissão, riscos, manifestações e tratamento: AQUI (Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes)


Fontes: Lusa/Sapo, Cives

quarta-feira, março 19, 2008

Força Aérea: Falta de manutenção para os novos helicópteros

Ultimamente, os helicópteros da Força Aérea portuguesa têm passado sobre a zona onde moro em voos "anormalmente" baixos... tendo em conta as últimas notícias, qualquer dia cai-me um helicóptero em cima:

"Os novos helicópteros da Força Aérea estão com problemas de manutenção. As peças para os Merlin EH 101 não chegam em tempo útil e o contrato de manutenção com o fabricante britânico ainda não está assinado.

O Merlin EH-101 que substituiu o Puma nas esquadras de helicópteros tem sido uma dor de cabeça. A falta de peças faz com que alguns destes aparelhos não façam missões com frequência.

A Força Aérea enfrenta ainda outro problema. Há 135 lugares de pilotos por preencher e a migração para a TAP e para outras transportadoras aéreas não tem fim à vista.

Os pilotos que existem não chegam e os militares voam no limite. A segurança de voo nunca fica em causa porque a lei não o permite, mas a Força Aérea não consegue tirar partido das aeronaves que existem."

Fonte: SIC
Ler notícia completa: AQUI

segunda-feira, março 17, 2008

Maria de Medeiros: artista UNESCO para a paz

Maria de Medeiros: A little more blue
A actriz e cantora Maria de Medeiros é hoje nomeada oficialmente «Artista UNESCO para a paz» em cerimónia a realizar em Paris e a que assistirá o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

No final da cerimónia, que contará com a presença do director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, Maria de Medeiros cantará acompanhada do seu trio de jazz, com o qual editou em 2007 o álbum «A little more blue»...

Fonte: Diário Digital (17-03-2008 8:37:00)
Ler notícia completa: AQUI

domingo, março 16, 2008

Tokio Hotel concerto no Pavilhão Atlântico cancelado

TOKIO HOTEL
Devido a problemas de saúde de Bill Kaulitz, o vocalista, o concerto dos Tokio Hotel, no Pavilhão Atlântico, foi adiado para o dia 29 de Junho, na mesma sala e com os bilhetes válidos para a nova data.

Fonte: Cotonete.clix.pt
Mais informações: AQUI

sexta-feira, março 14, 2008

Sete raças de cães consideradas perigosas

O governo português vai proibir a importação, criação e reprodução de cães considerados perigosos. São sete as raças designadas como perigosas, entre elas o cão de fila braisleira, o pit bull e o rottweiler.

A lei que estabelece o regime jurídico dos cães perigosos foi aprovada em Agosto mas ainda não foi regulamentada. O diploma estipula, entre outros pontos, que os donos têm dois meses para esterilizar os animais. Se não o fizerem, as multas podem chegar aos 45.000 euros.

A capacidade física e psicológica dos donos dos cães perigosos terá também de ser avaliada.

A TSF emite hoje à noite a reportagem "Cuidado com o cão" sobre ataques de cães perigosos.

Em 2007, pelo menos cinco pessoas foram atacadas por cães rottweiler, uma raça considerada potencialmente perigosa à luz da lei, em Portugal.

As raças ou cruzamentos potencialmente perigosos definidos na legislação nacional são sete: cão de fila brasileiro, dogue argentino, pitbull terrier, rottweiler, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.

Fonte: Notícias Sapo
Ler notícia completa: AQUI

Veterinários dizem que vai ser difícil aplicar medida do Governo

O bastonário da Ordem dos Veterinários considera que vai ser difícil pôr em prática o despacho da ministro da Agricultura, que deverá ser assinado na próxima semana.

O despacho proíbe a importação, criação e reprodução de sete raças de cães tidos como perigosos.

Logo que o despacho seja publicado, os donos destes cães vão ter dois meses para esterilizar os animais; caso não o façam, incorrem numa multa que pode chegar aos 45 mil euros.

Fonte: TSF (14 de Março 08)
Ler notícia completa: AQUI

quinta-feira, março 13, 2008

Marketing Alimentar: Deco quer restrições a publicidade de alimentos com pouco interesse nutricional

Deco: Marketing Alimentar: Deco quer restrições a publicidade de alimentos com pouco interesse nutricionalOs efeitos do marketing e a publicidade a alimentos com pouco interesse nutricional para crianças e jovens é o tema eleito pela DECO para celebrar o Dia Mundial dos Direitos do Consu­midor.

A 13 de Março, a DECO marca presença junto a escolas de Norte a Sul do país para sensibilizar os pais a adoptar uma alimentação mais saudável. De Viana do Castelo, Porto e Coimbra, passando por Lisboa, Santarém e Évora até Faro, vai ser distribuído um folheto informativo e uma peça de fruta.

A 14 de Março, a delegação do Porto participa no programa Praça da Alegria, da RTP, esclarecendo direitos e deveres. A DECO organizará ainda várias sessões, que abordarão temas tão variados como pírcingues, tatuagens e compra de casa.

15 de Março pela comida saudável

Fonte: DECO
Para saber mais siga o seguinte link:
http://www.deco.proteste.pt/map/src/517131.htm

Divórcio na Hora

Já é possível divorciar-se através da Internet...

Apresentação:
"O Divórcio na Hora consiste num requerimento electrónico de divórcio que permita a dois cidadãos regularmente casados pela lei portuguesa requerer a qualquer conservatória de registo civil o seu divórcio por mútuo consentimento, outorgando-o por via electrónica e fazendo uso das tecnologias já existentes e do CC (Cartão do Cidadão), tendo igual valor legal que o requerimento em papel com aposição das assinaturas pelo próprio punho."

Fonte: http://www.divorcionahora.com/

segunda-feira, março 10, 2008

The election of the New7Wonders of Nature - 7 Maravilhas da Natureza

New7Wonders of NatureAbout the New 7 Wonders of Nature

The New 7 Wonders of the World campaign was a resounding success, in which more than 100 million votes were cast and which took democracy to a new global level. Now, the second campaign organized by the non-profit New7Wonders Foundation, to choose the New 7 Wonders of Nature, is off to a promising start: Some 200 nominations were submitted by some half a million people within the first few months of the campaign.

Call for Official Supported Nominees!
Nominations can be submitted for the New 7 Wonders of Nature campaign until December 31, 2008. Check the world map now to ensure that your favorite natural site has been suggested, then get in touch with local authorities to make sure they form an Official Supporting Committee for the nominee.

Vote for your nominee!
Voting for nominees will continue through 31.12.08. Then, a panel of experts will create a list of 21 candidates from which voters worldwide will elect the New 7 Wonders of Nature. The New7Wonders Panel of Experts, under the leadership of Prof. Federico Mayor, former Director-General of UNESCO, will select the 21 Finalists from the top-ranked Official Supported Nominees (to ensure the fairness of the process, the names of the Panel of Experts will be released after their decision has been made). The 21 finalists will then be put to popular vote.

Source: New7Wonders of Nature

sábado, março 08, 2008

Dia Internacional da Mulher - International Women's Day - Journée de la Femme

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Saiba mais, aqui

sexta-feira, março 07, 2008

ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO 2008

ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO 2008
De 6 a 9 de Março, no Palácio da Bolsa e no Mercado Ferreira Borges, no Porto

Durante quatro dias, o Porto tornar-se-á na principal referência dos vinhos e da gastronomia de Portugal. Essência do Vinho e Essência do Gourmet contará com a presença dos melhores produtores de vinho nacionais e estrangeiros e prestigiados chefes de cozinha do panorama culinário actual.

Os dois eventos terão lugar de 6 a 9 de Março, das 15h às 21h00. No Palácio da Bolsa estarão 300 produtores, entre os quais os conhecidos: João Portugal Ramos, Bacalhôa Vinhos, José Maria da Fonseca, Luis Pato, Douro Boys, Herdade do Esporão, Quinta de Cabriz, Sogrape, Taylors, Herdade do Mouchão, Fundação Eugénio de Almeida, Symington Family, Pommery, Veuve Cliquot, Cloudy Bay, Finca Flichman, Rousemount Estates, Domaines Barons de Rothschild- La Fite, Gaja.

No Mercado Ferreira Borges para além da mostra de produtos gourmet, cerca de vinte cozinheiros dos mais inovadores da actualidade marcarão presença no Essência do Gourmet. Merecem destaque: Henrique Sá Pessoa, Augusto Gemelli, René Sandoval, Vitor Matos, Albano Lourenço e Fabrice Lenud, o Melhor Chefe de Patisserie 2007 do Brasil.

Um programa com mais de 100 actividade paralelas previstas para desfrutar ao máximo. Em anexo

Os dois eventos promovem a consolidação do Porto como destino de turismo gastronómico. São organizados pela empresa Essência do Vinho e pela Associação Comercial do Porto, com o apoio oficial da Câmara Municipal do Porto, tendo como patrocinadores a TMN e a BPI.

Fonte: Essência do Vinho


Vídeo: Essencia do Vinho 2008 (Promo)

quinta-feira, março 06, 2008

Caramel: Um retrato feminino de Beirute

CaramelEstreia hoje nas salas de cinema portuguesas Caramel, o filme mais romântico do ano...

Realização
Nadine Labaki
Intérpretes
Nadine Labaki, Yasmine Elmasri, Joanna Moukarzel

Sinopse
Em Beirute, cinco mulheres reúnem-se frequentemente num salão de beleza, um microcosmos altamente colorido onde várias gerações se cruzam umas com as outras, falam e contam segredos. Layale é a amante de um homem casado e ela ainda tem esperança de que ele deixe a mulher. Nisrine é uma muçulmana e irá casar-se brevemente. Mas ela já não é virgem e está preocupada com a reacção que o seu noivo vai ter. Rima é atormentada pela sua atracção por mulheres em especial por uma cliente do salão que vem tratar do cabelo. Jamale é obsessivo por ela.

Fonte: Cinema PTGate


Trailer

terça-feira, março 04, 2008

Alemanha é o principal destino do VW Scirocco

Os primeiros Scirocco vão começar a sair da fábrica da Autoeuropa na terceira semana de Maio. Na linha de produção estão a ser afinadas as pré--séries que vão dar lugar ao modelo final. Os três Scirocco que ontem foram apresentados no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, saíram há alguns dias de Palmela no maior secretismo, e foram transportados por via rodoviária, em transporte especial. O modelo vai começar a ser comercializado no início do segundo semestre e a SIVA, ainda distribuidora oficial da Volkswagen para o mercado nacional, não sabe para já o preço de venda ao público do novo desportivo de luxo.

Jorn Reimers, director-geral da Autoeuropa, não escondia ontem a sua "satisfação" pela apresentação mundial do modelo produzido em Palmela. Desde o anúncio oficial do novo produto, em Junho de 2006, que a fábrica tem trabalhado no desenvolvimento do desportivo, que passou por várias fases até à sua apresentação.

A Autoeuropa estima produzir este ano cerca de 20 mil modelos Scirocco, valor que deverá subir para 40 mil já no próximo ano. As perspectivas é que o Scirocco represente 20% da produção da unidade no final de 2008. O desportivo destina-se à exportação, devendo o mercado nacional ser residual à semelhança do que sucede com os outros modelos produzidos em Palmela, e a Alemanha é o principal mercado de destino do desportivo de luxo.

Quando a produção do Scirocco entrar em velocidade cruzeiro, a Autoeuropa vai contribuir para atenuar o efeito negativo que o encerramento da General Motors da Azambuja provocou na produção automóvel nacional, e Portugal poderá regressar ao clube dos países produtores de automóveis (mais de 200 mil veículos por ano). As perspectivas são ainda mais animadoras quando se perspectivam investimentos para receber novos modelos, como o sucessor do Sharan, que deverá entrar no mercado em 2010...

Fonte: Diário de Notícias
Ler notícia completa: AQUI

segunda-feira, março 03, 2008

Scirocco - Salão Automóvel de Genebra

É hoje apresentado, no Salão de Genebra, o Volkswagen Scirocco, modelo construído exclusivamente pela Autoeuropa, em Palmela.

O ministro da Economia espera que sejam construídos até 2009, na Autoeuropa, cerca de 60 mil unidades do Volkswagen Scirocco, modelo que será apresentado esta segunda-feira em Genebra. Manuel Pinho diz que este número é uma prova da vitalidade da indústria automóvel portuguesa.

Fonte: TSF
Ler notícia completa: AQUI

Video: Volkswagen Scirocco
Google