terça-feira, novembro 27, 2007

IDA E VOLTA: FICÇÃO E REALIDADE - Centro de Arte Moderna

IDA E VOLTA: FICÇÃO E REALIDADE - Centro de Arte ModernaIDA E VOLTA: FICÇÃO E REALIDADE

Procura-se com esta exposição reflectir sobre alguns dos modos da utilização da imagem em movimento na cena artística internacional contemporânea. A exposição organiza-se em torno de um conjunto de obras que perspectivam a cultura cinematográfica, seja ela narrativa ou documental.
O projecto inclui uma selecção de artistas internacionais que utilizam o vídeo, influenciados pelo cinema, pelo filme de ficção científica, de ficção ou documentário, sem que as fronteiras sejam, no entanto, muito precisas, ou que os limites de género estejam definidos.
Uma progressão do mais ficcional para o mais documental é constatada pelo público à medida que for avançando no espaço da exposição. No centro desta selecção, o filme “La Jetée” de Chris Marker é projectado em loop, na intercepção dessas duas tendências aparentemente opostas, assinalando um ritual de passagem conhecido do público.
As obras têm uma relação com a natureza e com a cidade contemporânea, à imagem do que acontece com o próprio edifício do Centro de Arte Moderna, onde estão expostas. A cenografia terá em conta esses aspectos, assumindo por outro lado a especificidade da apresentação de trabalhos audio-visuais (obscuridade, acústica, conforto de visionamento).

Comissariado: Christine Van Assche
Cenografia: Didier Faustino

Lista de artistas: Laurent Grasso, Rachel Reupke, David Claerbout, Stan Douglas, Melik Ohanian, Chris Marker, Clemens von Wedemeyer, Jordi Colomer, Isaac Julien e Alexandre Estrela.

Localização
CAMJAP
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 Lisboa
tel: +351. 217823474
fax: + 351. 217823034
e-mail: camjap@gulbenkian.pt

Horário de Funcionamento
De terça a domingo das
10h00 às 18h00

Fonte: http://www.camjap.gulbenkian.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google