quinta-feira, abril 17, 2008

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cartaz: Dia Internacional dos Monumentos e SítiosCelebra-se amanhã, dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.

Fonte: IPPAR

Director do IGESPAR preocupado com segurança do património nacional

Para o dia estão agendas cerca de 400 actividades em 150 localidades em todo o continente e Açores, destinadas a sensibilizar a população. Elísio Summavielle, director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) considera ser "um património rico que deve ser antes de mais protegido de forma preventiva".

Summavielle fez ainda referência à necessidade de haver mais segurança em defesa do património nacional, alertando para o facto de existirem diversos templos que se encontram isolados. "O património parece estar em moda e há peças portuguesas muito apetecíveis, devemos antes prevenir, por trancas à porta antes da casa arrombada", afirmou.

Como medidas, o director do IGESPAR propôs a videovigilância, defendendo ainda “a responsabilização das respectivas dioceses para que haja alguém que visite o templo regularmente".

Neste sentido, Summavielle salientou os programas "Igreja segura" e "Azulejo seguro" actualmente em curso. "O ideal era vivenciar os espaços religiosos, a utilização do património é a sua melhor protecção", sublinhou.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI

Para mais informações consultar o site http://18deabril.sapo.pt/ (actividades pedagógicas, exposições, conferências e palestras, percursos, visitas, inaugurações, visitas guiadas, teatro...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google