domingo, agosto 19, 2007

Algarve - Primeira estação-piloto portuguesa para alerta de tsunamis

Dezanove cientistas a bordo do navio de investigação italiano "Urania" levantaram ferro do cais de Faro, Algarve, para colocar no fundo do mar a primeira estação-piloto de alertas precoce de tsunamis (onda gigante).

Durante o fim-de-semana, conforme as condições meteorológicas, a equipa de cientistas pretendia instalar no fundo marinho, a cerca de 80 milhas (150 quilómetros) da ponta de Sagres e perto do Golfo de Cádis, um observatório baptizado "Geostar" para medir os níveis sísmicos da área e estudar um eventual tsunami.

O "Geostar" está equipado com sismógrafos e sensores capazes de efectuar levantamentos geológicos e geofísicos e prevenir eventuais tsunamis a partir do fundo do mar.

A implementação no fundo marítimo de um protótipo que detecta tsunamis é a primeira resposta que surge para Portugal, mas também para toda a zona do Atlântico e Mediterrâneo, zonas onde não existia nenhum sistema de alerta global. Os trabalhos que decorrem ao largo da costa algarvia constituem "uma das maiores experiências deste género feitas em todo o Mundo", explicou Paolo Favali, cientista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Roma, Itália, que integra o projecto financiado pela União Europeia.

Mais: AQUI (Jornal de Notícias/Agência Lusa)

6 comentários:

  1. Hi
    I am Ganesh.KB. Please let me know about the link exchange.

    http://dexter-laboratory.blogspot.com/index.html

    ResponderEliminar
  2. Hi Dexter!!
    I added your link in my blog.
    Kisses

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante,esta postagem gostei,boa semana bjs

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4:25 a.m.

    Hi casaca, thanks for stopping by. Goodnight and kisses to you!!! mwah!

    ResponderEliminar
  5. Hellooooo nor and Sonja!!
    Thanks for the visits.
    Kisses

    ResponderEliminar

Google