domingo, agosto 19, 2007

Algarve - Primeira estação-piloto portuguesa para alerta de tsunamis

Dezanove cientistas a bordo do navio de investigação italiano "Urania" levantaram ferro do cais de Faro, Algarve, para colocar no fundo do mar a primeira estação-piloto de alertas precoce de tsunamis (onda gigante).

Durante o fim-de-semana, conforme as condições meteorológicas, a equipa de cientistas pretendia instalar no fundo marinho, a cerca de 80 milhas (150 quilómetros) da ponta de Sagres e perto do Golfo de Cádis, um observatório baptizado "Geostar" para medir os níveis sísmicos da área e estudar um eventual tsunami.

O "Geostar" está equipado com sismógrafos e sensores capazes de efectuar levantamentos geológicos e geofísicos e prevenir eventuais tsunamis a partir do fundo do mar.

A implementação no fundo marítimo de um protótipo que detecta tsunamis é a primeira resposta que surge para Portugal, mas também para toda a zona do Atlântico e Mediterrâneo, zonas onde não existia nenhum sistema de alerta global. Os trabalhos que decorrem ao largo da costa algarvia constituem "uma das maiores experiências deste género feitas em todo o Mundo", explicou Paolo Favali, cientista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Roma, Itália, que integra o projecto financiado pela União Europeia.

Mais: AQUI (Jornal de Notícias/Agência Lusa)

6 comentários:

  1. Hi
    I am Ganesh.KB. Please let me know about the link exchange.

    http://dexter-laboratory.blogspot.com/index.html

    ResponderEliminar
  2. Hi Dexter!!
    I added your link in my blog.
    Kisses

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante,esta postagem gostei,boa semana bjs

    ResponderEliminar
  4. Hi casaca, thanks for stopping by. Goodnight and kisses to you!!! mwah!

    ResponderEliminar
  5. Hellooooo nor and Sonja!!
    Thanks for the visits.
    Kisses

    ResponderEliminar

Google