sexta-feira, março 14, 2008

Sete raças de cães consideradas perigosas

O governo português vai proibir a importação, criação e reprodução de cães considerados perigosos. São sete as raças designadas como perigosas, entre elas o cão de fila braisleira, o pit bull e o rottweiler.

A lei que estabelece o regime jurídico dos cães perigosos foi aprovada em Agosto mas ainda não foi regulamentada. O diploma estipula, entre outros pontos, que os donos têm dois meses para esterilizar os animais. Se não o fizerem, as multas podem chegar aos 45.000 euros.

A capacidade física e psicológica dos donos dos cães perigosos terá também de ser avaliada.

A TSF emite hoje à noite a reportagem "Cuidado com o cão" sobre ataques de cães perigosos.

Em 2007, pelo menos cinco pessoas foram atacadas por cães rottweiler, uma raça considerada potencialmente perigosa à luz da lei, em Portugal.

As raças ou cruzamentos potencialmente perigosos definidos na legislação nacional são sete: cão de fila brasileiro, dogue argentino, pitbull terrier, rottweiler, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.

Fonte: Notícias Sapo
Ler notícia completa: AQUI

Veterinários dizem que vai ser difícil aplicar medida do Governo

O bastonário da Ordem dos Veterinários considera que vai ser difícil pôr em prática o despacho da ministro da Agricultura, que deverá ser assinado na próxima semana.

O despacho proíbe a importação, criação e reprodução de sete raças de cães tidos como perigosos.

Logo que o despacho seja publicado, os donos destes cães vão ter dois meses para esterilizar os animais; caso não o façam, incorrem numa multa que pode chegar aos 45 mil euros.

Fonte: TSF (14 de Março 08)
Ler notícia completa: AQUI

2 comentários:

  1. nao a esta lei!!!! os caes sao todos iguais os donos é que sao diferentes!os donos é que devem ser civilizados e saber educar os seus caes!

    ResponderEliminar
  2. estou de acordo. todo depende do donos e do lucal onde sao criados.

    ResponderEliminar

Google